Senso

domingo, julho 25, 2010 Fernanda Alves 0 Comments

Paradoxos através dos tempos  - Senso Crítico

Vocês conhecem a história do "Flautista de Hamelim"? Resumindo a história em poucas palavras: A cidade de Hamelim estava infestada de ratos e um flautista havia prometido retira-los com a sua flauta mediante a um pagamento. O povo ficou exultante. Era a oportunidade de verem livres dos ratos. Então assim o flautista o fez, livrou a cidade dos ratos contudo não recebeu o dinheiro combinado. Em troca, o flautista levou consigo todas as crianças da cidade. O objetivo dessa "historinha" é fazer um pequeno paralelo entre o flautista e os ratos. Não seria o flautista, a enfeitiçar e fazer o que bem entender com os ratos, a mídia a realizar suas lavagens cerebrais? E o povo o pobre rato e ser manipulado? Como diria Dave Mustaine: "Assim como o Flautista de Hamelin / Conduzia os ratos pelas ruas /Nós dançamos como marionetes /Balançando para a sinfonia /Da destruição."

Introdução
Como foi dito anteriormente no texto pão e circo a mídia, tem um papel muito grande na formação da opinião das pessoas, especialmente das camadas mais populares e dos muito jovens. Nossa mente é como um livro em branco, através das nossas vivências e escolhas diárias vamos preenchendo essas lacunas. O problema é como essa lacuna é preenchida. Qualquer um sabe que o volume de informações é demasiado e muitas vezes cheio de futilidades. Para isso é necessário filtrar a informação, extrair aquilo que é necessário. O problema é esse, selecionar o que é importante. Para ter um bom filtro, é necessário senso crítico, um pouco de conhecimento e alguns casos uma mente aberta para aceitar novas ideias (deste que as mesas tenham um fundamento).

Senso crítico
A Internet representou um grande avanço, pois se tornou um espaço democrático (ou pelo menos em tese), onde qualquer um pode expressar a sua opinião. Temos uma ferramenta maravilhosa em mãos se usada de forma adequada. Twitter, vlogs e até mesmo este meu simples blog representam formas de expressar a sua opinião.
Tudo apresenta o seu porém.... Se qualquer um pode falar o que pensa, é inegável que apareça pérolas por ai, um exemplo é vídeo "Faz sentido sim". Nessas horas eu vejo, com o perdão da palavra, o quão fudidos estamos em relação ao futuro da nação. Não vou condenar a garota, afinal ela tem apenas 13 anos e não tem o menor senso. Ela foi apenas mais uma vitima do flautista. O problema é que existem muitos iguais a ela, que sabe-se como vão ser quando adultos.

Falta de Senso Crítico
Estamos em época de eleição, e olhando alguns "candidatos" eu vejo como a falta de senso da população vai votar neles. Segue abaixo alguns exemplos:


Quem tem o mínimo de senso sabe o resultado disso. Enquanto a população de modo geral não saber usar a cabeça e ter senso, isso vai continuar num ciclo infindável. O problema que no nosso país são poucos os sensatos, os que leram algum livro este ano (um livro de verdade, nada dessas "modinhas por ai"), ou que procuraram saber algo sobre os candidatos, ou que usam a Internet como forma de mostrar a realidade. O Brasil não precisa de gente bonitinha e mimada. O que realmente precisamos é algo em falta e desvalorizado no mercado: Cérebro!

0 sonhadores: