Paradoxo através dos tempos 5

sábado, março 27, 2010 Fernanda Alves 2 Comments


Paradoxos através dos tempos  5- 


O sistema de cotas


Atenção! Isso é um artigo de opinião, vamos discutir de uma forma organizada e educada!
O que é?
O sistema de cotas propoem reservar um determinado número de vagas nos vestibulares de universidades para "negros".  O intuito dessa medida é tentar amenizar a disparidade que exite no ensino do país. As cotas são justificadas com o objetivo de "diminuir as diferenças"

O problema
Hoje em dia as cotas ainda são muito discutidas, há universidades que ainda não a incluiram outras colocaram e sofreram grande manifestação por parte dos alunos. É algo muito complicado ao meu ver. Isso pode acabar gerando um clima hostil em muitas universidades em relação aqueles alunos beneficados (ou que poderiam ser beneficiados) pelas cotas, coisas do tipo "você somente estuda aqui por piedade, por uma cota, por que sem ela você jamais estaria aqui" poderiam ser bem comuns, gerando mais preconceito, mais indignação e insatisfação. E vale lembrar, por mais que existam cotas, todo mundo teve que "suar a camisa" para entrar, especialmente se for para entrar em uma universidade federal. Portanto esse clima hostil poderia ser o estopim para problemas piores como discrminação e segregação.

A solução?
A justificativa dada por parte do governo é que a criação de cotas "diminuir as diferenças". Mas que diferenças são essas? São as diferenças que vem desde a educação básica. Grande parte da verba destinada a educação é repassada às universidades, e as escolas de ensino médio e fundamental ficam com "as migalias". Eis o xis da questão: a diferença é causada pelo baixo investimento na educação básica de qualidade. Ela é a base para tudo, e sem uma base sólida fica impossivel alicessar mais andares. A solução ideial ao meu ver é investir mais nela, para que no final do ensino médio, as chances de ambas as partes sejam próximas. Mas é claro, isso não ocorre por que daria um imenso trabalho, sem falar que levaria anos para que os resultados aparececem (de que os politicos iriam vangloriar-se nas eleições, se os resultados demorariam no mínimo o tempo que duraria para aqueles alunos se formarem?). Uma população que recebe uma educação de qualidade, teria condições de ser mais criteriosa na escolha de seus representantes (será um adeus a parte da cachorrada?). Sou uma pessoa que acredito firmemente que a educação é chave para mudar esse país. A profissão "professor" é muito honrada, pois apartir deles, que as novas gerações ganharão conhecimento, e vão ser o futuro da nação. Educação para todos de qualidade desde o começo é uma das coisas que mais necessitamos!

2 comentários:

  1. Sou a favor de cotas para alunos da rede pulblica e não para alunos negros pois eu considero preconceito.

    ResponderExcluir
  2. Acho que deveria ter cotas somente para alunos da rede pública ou para pessoas cuja família tem uma renda muito baixa. Cotas para negros, índos , etc. é um grande preconceito. A inteligência não vem da cor... Somos todos iguais !

    ResponderExcluir